Regras de dieta da gastrite: o que pode e o que não pode ser comido, o menu de comida para todos os dias

A dieta para gastrite é uma parte importante do tratamento da doença. Sem sua observância, o tratamento com medicamentos não será tão eficaz.

As características da nutrição em pessoas com inflamação da mucosa gástrica dependem de muitos fatores, como acidez, estágio e gravidade dos sintomas.

Regras de dieta da gastrite

Regras de dieta da gastrite

A nutrição adequada para gastrite significa uma revisão completa de sua dieta e exclusão de produtos que podem causar exacerbação.

Para qualquer doença, existe uma dieta terapêutica desenvolvida pelo cantor no início do século passado. Inclui 15 tipos de tabelas, cada uma das quais é dividida em subespécies com esclarecimento dos princípios da nutrição, dependendo da condição do paciente.

Com a inflamação do estômago, as seguintes regras devem ser observadas:

  1. Os alimentos para gastrite devem ser fracionários, os alimentos devem ser consumidos em pequenas porções até 4-5 vezes por dia em um determinado momento.
  2. Os pratos não devem estar muito quentes ou frios.
  3. O café da manhã não pode ser desperdiçado com a gastrite, e o jantar deve ser o mais tardar de 18 a 19 horas.
  4. A comida deve ser completamente mastigada.
  5. Os produtos devem passar por tratamento térmico com vapor, fervendo ou assado.

Muitos têm uma pergunta sobre uma dieta para gastrite sobre o que é possível e o que não pode ser comido. Você não pode comer:

  • carnes defumadas, picles, marinadas;
  • molhos agudos, temperos;
  • gorduras animais;
  • quaisquer pratos fritos;
  • Sdoba, pão branco fresco.

Todos esses são produtos proibidos, pois irritam a membrana mucosa, sobrecarregam os órgãos digestivos. Apesar de muitas proibições, a dieta do paciente deve variar para que uma quantidade suficiente de minerais, vitaminas e outros elementos úteis entre no corpo.

O jejum com gastrite é contra -indicado, pois exacerba os sintomas e complica o tratamento; portanto, a dieta deve ser observada estritamente, de acordo com as recomendações.

Produtos úteis

Produtos úteis para gastrite

A nutrição terapêutica para a inflamação da mucosa gástrica deve estar cheia e rica em substâncias úteis.

Por exemplo, fornecemos uma lista de produtos permitidos que são recomendados para serem consumidos como parte da dieta para esofagite e gastrite:

  • aveia - tem um efeito envolvente, contém antioxidantes e fibras;
  • Óleo vegetal - enriquece o corpo com ácidos graxos e tocoferol;
  • O leite - está incluído na lista de produtos úteis para gastrite, desde que seja uma boa tolerância;
  • Produtos azedos - ajudam a normalizar a condição da microflora intestinal, aumentar a proteção imune;
  • BANANAS - Existem muitas vitaminas (especialmente o grupo B) e o magnésio nelas, elas se encaixam em uma dieta para pacientes com gastrite;
  • Bagas doces;
  • Rice - faz parte de sopas mucosas, tem um efeito calmante no estômago inflamado.

Importante! Nem todo mundo sabe se é possível comer camarão para gastrite. Este frutos do mar é útil, pois contém proteínas e microelementos, mas em formato cozido um camarão deve ser consumido com pouca frequência e somente durante a remissão.

Produtos permitidos e proibidos

Para entender o que você pode comer e o que é impossível, para maior clareza, damos uma tabela de produtos:

Produto Pode

É proibido

Pão Trigo ontem, biscoitos Fresco, centeio
Sopa caldo com baixo teor de gordura, sopa-puree, cream-grupo, caldo com vegetais Cogumelo, carne gorda
Carne vitela, carne de baixa gordura, frango carne de porco, banha, enlatados, salsichas
Ovos Levantamento, omelete Fritando, parafusado
Peixe Variedades de baixo gordura, cozidas, vapor Karp, Beluga, Sombro, Herring, Sturgeon
Gordo Óleo creme carne de porco, carneiro, carne, margarina
Farinha Biscoitos biscoitos, vermicelli, macarrão, massas Bolos, tortas, panquecas, panquecas
Vegetais cozido (cenoura, batata, beterraba) salgado e sauer, cebola, alho, repolho
Frutas e frutas doce, maduro, assado, cozido azedo em qualquer forma
Doce Açúcar, geléia, mel chocolate
Laticínio Leite, queijo cottage, creme de leite Quaisquer tipos de alimentos azedos e com alto teor de gordura
Bebidas suco, compota, geléia, chá fraco álcool, kvass, refrigerante, chá forte ou café

Também observamos que você pode comer apenas pratos quentes com gastrite e não pode comer comida muito quente e fria. Também há proibição:

  • miudezas;
  • bolinhos;
  • cogumelos;
  • sorvete;
  • rabanete e rabanete;
  • Marinadas;
  • Temposos e molhos nítidos.

A gastrite deve ser fresca, o uso de produtos semi -acabados ou fast foods é inaceitável. Muitas pessoas perguntam se é possível comer salsichas para gastrite. Os nutricionistas respondem negativamente, pois não pertencem à categoria de alimentos dietéticos e saudáveis.

Comer com maior acidez

Comer com maior acidez

A dieta do paciente depende do nível de pH do suco secretado. Na gastrite crônica com aumento da acidez, a nutrição difere do menu de doença com inflamação hipoácida.

O paciente é contra -indicado em pratos que estimulam e irritam a membrana mucosa, causam danos mecânicos, térmicos e químicos. Nesse caso, você deve escolher produtos que reduzam a acidez do estômago.

Importante! Muitos estão interessados na questão de saber se os biscoitos podem comer com gastrite. É útil usá -los, além de pratos em vez de pão branco fresco. Mas é melhor cozinhá -los e não usar em forma pornô.

Com gastrite do estômago em um adulto com alta acidez, é útil incluir óleos de manteiga e vegetais na dieta.

Apresentamos uma lista de produtos que darão uma compreensão do que é possível para a gastrite do estômago com aumento de produtos ácidos:

  • farinha (biscoitos secos e pão de ontem);
  • cereais (arroz, aveia, trigo sarraceno);
  • legumes cozidos perfurados;
  • ovos cozidos (não mais que três por semana);
  • leite;
  • peru, coelho;
  • Pollock, linguado, bacalhau, pique;
  • Mel e marshmallows, caçarola de Cottage Cheese;
  • Água alcalina mineral sem gás.

Dieta para gastrite hipoacida

Agora considere os produtos permitidos para a gastrite com um baixo nível de acidez. Nesse caso, a comida é mal digerida e os alimentos brutos causam irritação na mucosa.

Com essa doença, é contra -indicado:

  • casca de frutas;
  • sementes de bagas;
  • Leite integral.

A nutrição para gastrite com uma violação da produção de suco gástrico tem algumas características. Durante o período de remissão, você pode usar:

  • frutas e vegetais azedos;
  • picles;
  • tomates;
  • Sucos de frutas frescas.

Importante! Se você perguntar a um nutricionista sobre como comer com gastrite com baixa acidez, ele certamente prestará atenção à importância de mastigar alimentos completos ou sua trituração durante o cozimento.

Mesmo ao usar pratos que podem ser consumidos com gastrite, às vezes ocorrem desconforto e inchaço intestinal. É necessário monitorar a reação do corpo e excluir os produtos apropriados da sua dieta a tempo.

Em casos extremos, seu uso deve ser combinado com o uso de preparações enzimáticas.

Comida com formas leves e agudas da doença

Comida com formas leves e agudas da doença

Prestamos atenção ao fato de que você pode comer com gastrite aguda do estômago e dar uma lista aproximada de produtos. A mesma lista é usada para exacerbação de uma doença crônica. O número da dieta é 1A, é mais rigoroso.

Com isso, você só pode:

  • sopas mucosas;
  • costeletas cozidas no vapor ou suflê de carne;
  • geléia;
  • Mingau fortemente decorado e duffado.

A dieta com inflamação do estômago no período agudo dura de 5 a 7 dias, até o momento da remissão chegar. Se os sintomas forem acompanhados por uma perda de fluido com vômitos e diarréia, a quantidade de água deve ser aumentada. Com dor e constipação intensa, é recomendável aderir aos princípios da Tabela 16.

Quando a doença prossegue de forma leve ou é acompanhada por uma patologia dos dutos fígado e biliar, é melhor usar as recomendações de acordo com a Tabela 5.

Na presença de várias doenças ao mesmo tempo, ao compilar o menu, todos os pratos que são consumidos com gastrite devem ser levados em consideração e excluir o que é proibido para uso para hepatite e colecistite.

Importante! Nem todo mundo entende quanto você precisa sentar -se em uma dieta quando o diagnóstico de gastrite é feito. Na forma crônica da doença, ela deve ser observada para a vida.

Receitas e menu aproximado

Apesar das restrições, a nutrição para a gastrite gástrica pode ser saborosa e diversa, como exemplo, você pode citar o menu para todos os dias e as principais receitas de pratos.

Durante o dia, deve haver três refeições principais e dois lanches, para uma refeição, você precisa escolher um certo tempo e aderir a ela. Nesse caso, o sistema digestivo será ajustado para funcionar com antecedência, o metabolismo normal permanecerá.

Recomenda -se pintar o menu com antecedência para gastrite por uma semana com receitas. Isso tornará possível simplificar a dieta e não pensar todos os dias sobre o que cozinhar hoje.

Café da manhã

Café da manhã com gastrite

No café da manhã, é melhor cozinhar mingau. É exatamente isso que é útil para o estômago e intestino para gastrite. Qualquer mingau é adequado, exceto Pearl Cevada, Cevada e PEA. O cereal deve ser derramado na água e estimulado por um longo tempo em fogo baixo. O prato deve acabar sendo bem fervido.

É útil preparar arroz com leite. É fervido na água até terminar, adicione um pouco de sal, açúcar e despeje lentamente dois copos de leite. Eles continuam a cozinhar por 15 a 20 minutos e depois insistem em 10 minutos. Você pode adicionar um pouco de manteiga a um prato quente.

Jantar

O menu aproximado de gastrite para o almoço inclui sopa em caldo de baixo gordura, uma decocção de vegetais ou mucosas. Os segundos pratos consistem em peixe cozido ou cozido no vapor com um prato de mingau ou vegetais.

Também existem deliciosos pratos alimentares para gastrite, cujas receitas você encontrará abaixo.

Primeiro

É recomendável cozinhar sopa com legumes. Para ele, você precisa usar muito pouca cebola, cenoura e 200 g de couve -flor. Eles são fervidos, removidos do líquido e esmagados no liquidificador. Volte ao caldo e deixe ferver, no final, eles têm uma pequena quantidade de creme. Ao servir, polvilhado com ervas.

Outra receita útil para pacientes com gastrite é a sopa com aveia. 600 ml de água são tomados por 0,5 xícaras de hercules, cozidas por 15 minutos.

Para sabor ao prato, você pode adicionar uma mistura de laticínios vic. Para um copo de leite, 1-2 ovos são tomados e espancados até uma massa homogênea. A mistura é derramada com agitação constante com um fluxo fino 5-7 minutos depois de remover a sopa do fogo.

Segundo

Para o segundo, sugerimos preparar um prato dietético de carne ou frango. Uma boa alternativa às costeletas para a gastrite é um suflê de carne. Para ele, você deve tomar 300 g de carne, ferver até cozinhar e girar através de um moedor de carne.

Ficções para gastrite

Separadamente, misture com um batedor das gemas de dois ovos com 1 colher de sopa. l. Creme de leite e misture com carne picada cozida. Adicione um pouco de água morna e uma pitada de sal. Coloque a mistura em moldes e despeje proteínas chicoteadas por cima. Asse até a crosta.

O cardápio para gastrite crônica pode diversificar e preparar almôndegas de peixe como segundo prato. Moa o peixe em um moedor de carne, adicione um ovo, 1 colher de sopa. l. farinha, sal.

As bolas se formaram a partir da mistura, coloque -se em uma panela profunda com água e cozinhe por meia hora.

Sobremesas e doces

Pratos alimentares para gastrite incluem sobremesa na forma de pudim. Para ele, você precisa tomar 100 g de arroz e ferver em 400 ml de leite e água tomados em proporções iguais. Moa o cereal em uma massa homogênea, adicione 100 g de queijo cottage, 1,5 colheres de sopa. l. açúcar, um pouco de sal, ovo. Um prato é preparado em um banho de água em moldes, coma -o com creme de leite.

Receitas recomendadas para pacientes com gastrite não excluem a oportunidade de desfrutar de geléia de frutas. É preparado a partir da gelatina, que é aquecida em banho -maria até se dissolver completamente, então uma geléia é adicionada a ele. O prato acabado deve esfriar em moldes.

O cozimento para gastrite também é preparado de acordo com receitas especiais. Recomenda -se usá -lo com esta doença não mais que duas vezes por semana.

Para cookies Você deve tomar 200 g de pequenos flocos e purê de batatas infantis, adicione um pouco de damascos secos e batatas fritas de coco. Misture todos os componentes, forme pequenas tortilhas planas e asse por 30 minutos.

Jantar

O jantar com gastrite deve ser o mais tardar de 18 a 19 horas. Pode ser preparado de acordo com as receitas para segundos pratos. O jantar também substitui um copo de uma bebida permitida por sobremesa ou biscoitos secos. Para um lanche no lanche da tarde, você pode pegar biscoitos, uma banana ou uma maçã assada.

Bebidas

Bebidas para gastrite

Qualquer médico dirá o que você pode beber com um gabarito de gastrite: Isso não apenas permitirá que o corpo obtenha substâncias benéficas, mas também reduzirá a irritação.

Em 1 litro de água, 100 g de geléia ou bagas frescas são fervidas, filtradas. Anteriormente, 1 colher de sopa. l. O amido é diluído em 0,5 xícaras de água fria e derramado na calda. Cozinhe geléia com agitação constante. Depois de se formar na superfície da espuma, ela é considerada pronta.

Conclusão

Recomendações detalhadas sobre qual dieta devem ser observadas com gastrite ajudarão uma pessoa com esta doença a melhorar sua condição. Depois de excluir pratos e produtos nocivos da dieta, a probabilidade de exacerbação da doença diminuirá e um menu selecionado corretamente permitirá que o corpo receba todas as substâncias necessárias.